Cuidando dos Líderes Cristãos
Atualizado: 20 de set. de 2020
Por Clói Marques Pereira
A igreja é o único exército que deixa para trás os seus feridos - Dom Baker
Em seu livro, Além do perdão, Dom Baker diz que “a igreja é o único exército que deixa para trás os seus feridos”. Neste caso, os que cuidam, na maioria das vezes, sentem-se sozinhos e abandonados.
Os procedimentos a serem adotados, nesse caso, por pastores e igrejas podem ser:
1º) Conscientização de que “aqueles que cuidam” são vulneráveis e frágeis como aqueles que recebem cuidados.
2º) Desmistificação do pedestal imaginário, atribuído àqueles que lideram, como se eles fossem superiores aos seus liderados.
3º) Alertar para que posições, instituições, ativismos e valores temporais tenham maior valor e roubem as energias que deveriam ser gastas com as necessidades pessoais.
4º) Investimento em preparação de pastores e membros de Igrejas para a área de aconselhamento, restauração e revitalização de pessoas.
5º) Resgatar os ensinos bíblicos sobre comunhão confissão, arrependimento, socorro e misericórdia.
Creio que o rebanho do Senhor precisa vivenciar mais o organismo que a organização e ser mais corpo vivo, que instituição amortecida. Hoje, o modelo eclesiológico que está sendo enfatizado pela mídia é um modelo que exalta o clericalismo, focaliza valores temporais e atenta contra a manifestação do corpo. Parece que estamos assistindo uma transição da exigência para a indulgência, e isto, é uma afronta à graça.
Pr. Clói Marques
Clói Marques Pereira era pastor presbiteriano e conhecido em todo o Brasil por sua visão missionária. Foi casado com Raquel Severino Rocha Marques e serviram juntos como missionários no Ministério Oásis. Seus filhos são: João Marcos, Tiago e Apollo.
Clói faleceu logo no início de 2014 devido a um câncer bastante agressivo. Louvamos a Deus pela vida deste servo, por sua grandiosa contribuição neste ministério e por poder aprender tanto com ele.
Comments